Cineclube, Roda de Conversa e Apresentação Cultural sobre educação SOME/SOMEI no Estado do Pará

  • Tipo da Atividade: Mobilização
  • Data: 4/2/2025
  • Participantes: 27
  • Parceiros: IESPES – Instituto Esperança de Ensino Superior
  • Local: BASE ICMBIO, BR 163, T.I MUNDURUKU, ALDEIA MARITUBA

O encontro iniciou às 17h30 do dia 04 de fevereiro na base do ICMBIO, na T.I Munduruku, Aldeia Marituba. A equipe, em parceria com estudantes de nutrição do Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES, chegou ao local via ônibus fretado, pela BR-163.
As atividades ocorreram após um ritual sagrado com indígenas de diversas etnias da região do Baixo Tapajós. O início da programação contou com a exibição do filme En-Cantos, produzido pelo Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (CITA), que narra a resistência e trajetórias de lideranças indígenas pela resiliência nos seus territórios. Em seguida, formou-se uma roda de conversa acerca da importância da educação enquanto ferramenta de mudança nos territórios indígenas da região, e contou com lideranças comunitárias, juventudes, comunicadores e o presidente do Instituto Território das Artes, Raphael Ribeiro, que mediou o diálogo.
Abordaram, sobretudo, a urgência de, não somente a permanência, mas a melhoria nas políticas educacionais para povos indígenas e ribeirinhos que vivem em regiões afastadas dos territórios urbanos. Foi discutida também a formação das juventudes, que se apresentam precarizadas em relação à educação modular.
Durante o debate, destacaram-se relatos sobre os desafios enfrentados no acesso ao ensino básico e médio, como a falta de estrutura adequada, ausência de materiais pedagógicos contextualizados e escassez de profissionais comprometidos e capacitados para atuar nas realidades locais. Algumas lideranças relataram experiências de resistência e autogestão comunitária para garantir o funcionamento das escolas mesmo diante do descaso institucional.
Após a exibição do filme e a roda de conversa, foi distribuído um lanche preparado pelos estudantes de nutrição do IESPES. O encerramento da noite foi marcado pela apresentação do grupo musical Caldo de Piranha, banda de brega popular na região, que animou o público presente com músicas que expressam o cotidiano, os sentimentos e a identidade cultural amazônica.

O evento proporcionou um espaço de troca intergeracional e intercultural, fortalecendo os vínculos entre as instituições parceiras e as comunidades indígenas locais, além de promover o diálogo sobre políticas públicas com foco em uma educação que respeite e valorize os modos de vida tradicionais.

CONECTE-SE COM O COMITÊ

Siga-nos nas redes

Grupo de Informes do Comitê

Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.

mobilização e mapeamento

Pessoa Jurídica

Faça seu cadastro abaixo, participando do Mapeamento do Comitê de Cultura do Paraná você abre novas oportunidades e conexões.


CONECTE-SE COM O COMITÊ

Siga-nos nas redes

Grupo de Informes do Comitê

Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.

Sarau Mão Na Terra – 9ª edição

  • Tipo da Atividade: Evento Cultural e Formação
  • Data: 22/02/2025
  • Participantes: 60
  • Parceiros: Ponto de Cultura Coletivo Mão na Terra
  • Local: Ponto de Cultura Coletivo Mão na Terra – Pinhais – PR

Evento cultural com oficina sobre escrita de projetos e PNAB durante o evento.

O evento trouxe apresentações artísticas, oficinas de sustentabilidade e agroecologia, bem como uma roda de conversa sobre políticas culturais, apresentação do Comitê de Cultura do PR e PNAB.

<< Voltar para o Portal da Transparência 

 

<< Voltar para a Home

CONECTE-SE COM O COMITÊ

Siga-nos nas redes

Grupo de Informes do Comitê

Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.